top of page

Revoluções Alimentares

Ao longo dos tempos, a alimentação humana sofreu muitas alterações. A essas mudanças drásticas da alimentação chamamos de revolução alimentar

 

O Homem primitivo era nómada recoletor. A sua alimentação era equilibrada. Até ao século XX, o Homem comia para se sustentar e para sobreviver. Não sabia o que constituía os alimentos nem o seu próprio corpo. 

 

Dá-se, então, a 1ª Revolução Alimentar. O Homem primitivo passa a ser sedentário e descobre a agricultura e a pecuária. A sua alimentação passa a ser desequilibrada.

 

Ocorre a 2ª Revolução Alimentar. As populações começaram a trocar os seus produtos entre si, e isso levou a que a alimentação voltasse a ser equilibrada.

 

A 3ª Revolução Alimentar ocorreu devido ao aparecimento da moeda e começou a haver distinção entre as pessoas mais pobres e as mais ricas. Os mais pobres têm alimentações diferentes dos mais ricos, logo, a alimentação passou a ser desequilibrada.

Fatores que influenciam a alimentação

Existem vários fatores muito importantes que influenciam a alimentação. Podem ser:

 

  • Geográficos:

      - Isolamento geográfico: Por exemplo, os cangurus só existem na Austrália, ou seja, a alimentação dos australianos é muito basiada em cangurus. Cada ilha também tão uma alimentação específica, pois há alimentos que só se encontram nessas ilhas.

 

      - Clima: Por exemplo, os esquimós têm uma alimentação totalmente diferente dos africanos. Os esquimós alimentam-se da pesca e da caça e bebem óleo de peixe que é uma boa fonte de ácidos gordos. 

 

      - Relevo: Nas zonas de elevado relevo, as agriculturas não se desenvolvem tanto como nas zonas de reduzido relevo. Os solos íngremes não deixam a terra absorver as águas pluviais, e a espessura reduzida de terra sobre sobre a rocha não facilita as técnicas da agricultura.

 

      - Localização geográfica: No litoral chove mais do que no interior. Há culturas que se adaptam melhor com muita humidade, logo desenvolvem-se mais no litoral. E isso vai influenciar a alimentação.

 

 

  • Económicos:

      - Riqueza/pobreza;

 

      - Guerras: Quando os países estão em guerra, os recursos (humanos e financeiros) são para aí desviados, deixando a agricultura desvalorizada. E muitas vezes destroem os campos de cultivo.

 

      - Desenvolvimento/economia: Quanto menos desenvolvidos os países forem, menos técnicas agrícolas terão, influenciando a alimentação.

 

 

  • Socio-culturais:

      - Religião: Por exemplo, os indianos não comem vacas por serem um animal sagrado

 

      - Guerra: O clima de guerra influencia sempre a alimentação

 

      - Etnias/tribos: cada etnia tem os seu tipo de alimentação.

bottom of page